Pular para o conteúdo principal

Dalton Carestiato

Fundador do SINDGRAF-Friburgo, o empresário de ramo gráfico integrou a Firjan na década de 1980 e teve importante participação em momentos históricos da entidade, como na construção do Edifício Firjan Sede, na Cinelândia, do Ginásio Frederico Sichel, e as salas de aula do SESI Vila Amélia, ambos em Nova Friburgo.
Publicado em 28/05/2025 - Atualizado em 17/10/2025 12:36
Dalton Carestiato em 7 de julho de 2023.  Crédito: Vinícius Magalhães/Acervo Firjan

Me sinto bem-sucedido. Tenho uma grande família, grandes amigos. Costumo achar que lealdade é a principal coisa na vida da gente. Temos diversos caminhos a seguir e acho que a lealdade está em primeiro lugar.

Dalton Carestiato em entrevista ao Memória da Indústria  

Friburguense apaixonado por sua cidade, Dalton Carestiato nasceu em 22 de janeiro de 1934. Filho de Luís Carestiato e de Ester Carestiato, estudou no Grupo Escolar Ribeiro de Almeida, no Colégio Modelo e no Colégio Cêfel, onde formou-se contador.

Aos 15 anos, seu destino profissional começou a ser escrito. Seu pai, que era fotógrafo, comprou a Tipografia Herdy, a gráfica mais antiga de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Dalton, mesmo com pouca experiência, começou a trabalhar na empresa e chegou à gerência.

- Na gráfica, fazíamos convite de casamento, convite de nascimento. A gente fazia um folheto comunicando que a pessoa havia morrido. Fazíamos tudo para os comerciantes de Nova Friburgo. O sujeito montava uma empresa, ele tinha que fazer o talão de nota fiscal, o papel de carta, o envelope, os cartões. A partir da gráfica, eu detinha uma amizade espetacular com os jornalistas, os filósofos, os historiadores, com o pastor da primeira igreja luterana, contou Dalton.

Em janeiro de 1959, se casou com Euza Rodrigues Carestiato, com quem teve as filhas Marcia Carestiato Sancho, Debora Carestiato Chorovsky e Angela Carestiato Faria. 

Anos mais tarde, Dalton fundou a Carestiato Editores, gráfica especializada no ramo de embalagens, e, nos anos de 1970, se tornou pioneiro no trabalho com o sistema offset em seu município. Além das gráficas, em 1972, Dalton foi convidado para fazer parte do Rotary Club, organização humanitária que realiza projetos sociais por meio do trabalho voluntário. Segundo o empresário, ele foi um dos cinco governadores do Rotary que o município de Nova Friburgo indicou na história.  

A estreita ligação com Nova Friburgo e seu bom trânsito em diversos ambientes levou a receber convites para se candidatar à prefeitura, o que não aceitou. Nos anos de 1990, Dalton foi Secretário Municipal do Turismo de Nova Friburgo. Em entrevista ao Memória da Indústria, Dalton destaca a criação do Friburgo Kaiser Festival, uma festa para celebrar a imigração e herança alemã na cidade, como um de seus principais legados quando foi secretário de turismo.  

A FIRJAN NA VIDA DE CARESTIATO 

No dia 13 de dezembro de 1979 foi criado o Sindicato das Indústrias Gráficas de Nova Friburgo (SINDGRAF Friburgo) com assistência da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Dalton foi seu primeiro presidente. No ano seguinte, o sindicato se filiou a Firjan. A partir deste período, o empresário passou a ter mais contato com a Federação e, em 1983, se tornou suplente da Diretoria Plena da instituição.

Montei o sindicato em 1979. Veio uma pessoa da Firjan aqui e ajudou. Montamos o sindicato para pequenas empresas de tipografia. Entrei na FIRJAN, comecei a ter direito a voto. Conheci o doutor [Arthur João] Donato, que tinha imensa consideração por mim. Confesso que aprendi muita coisa com a Federação. Toda vez que eu ia numa reunião, saía enriquecido com as coisas que eu ouvia. Donato era um homem de uma capacidade muito grande. E hoje a FIRJAN detém a posição que desfruta no Brasil por causa dos grandes diretores que já passaram por lá.

Dalton Carestiato em entrevista ao Memória da Indústria

Na Firjan, Carestiato já ocupou os cargos de Diretor, 3º Diretor-Tesoureiro e 2º Diretor-Secretário, membro do Conselho da Firjan Centro Norte Fluminense (Nova Friburgo) e, desde 2020, é Vice-Presidente da Firjan CIRJ.  

Confira abaixo a galeria de imagens

No início dos anos de 1990, foi o presidente da Comissão de Apoio do SESI que, juntamente com o presidente da FIRJAN da época, Arthur João Donato, construiu o Ginásio do SESI, em Conselheiro Paulino, e as salas de aula do SESI Vila Amélia, em Nova Friburgo.  

- A nossa intenção era elevar o SESI de Friburgo para um padrão nacional. Através da amizade que tínhamos com o superintendente Raul Edgard e o [Arthur João] Donato, nós pleiteamos mamografia, diversos equipamentos, de raio-X, de tomografia, para colocar o SESI num padrão nacional e ser exemplo para todo o país.  

Dalton era conselheiro do SESI do estado do Rio de Janeiro quando o edifício Firjan Sede (Centro Empresarial Arthur João Donato) foi construído. O local foi inaugurado em 12 de setembro de 1994, com a presença do então Presidente da República, Itamar Franco. O imponente prédio de 14 pavimentos e dois subsolos nasceu moderno e tecnológico, em termos de sistemas eletrônicos para controle das instalações e equipamentos. A nova sede contribuiu para a ampliação do acesso aos serviços prestados pelo SENAI e pelo SESI, permitindo a integração entre as entidades do Sistema Firjan com ganhos de sinergia e racionalização administrativa. 

Foi um estudo muito profundo. Diversas reuniões foram realizadas para poder elaborar um edifício que fosse adequado à personalidade da Firjan, à grandeza da Firjan. Hoje nós temos diversos salões, salas e andares destinados à Firjan. Isso contribuiu para o progresso, para a grandeza do Sistema.” – relembra em entrevista ao Memória da Indústria.

Dalton Carestiato em entrevista ao Memória da Indústria

Em 2003, o empresário recebeu a Medalha do Mérito Industrial da Firjan e, em 2015, passou a ser membro do Conselho dos Eméritos da instituição, junta da qual foi um dos idealizadores.

- Eu fui para Angra do Reis para uma reunião da Firjan, e sentado com o Eduardo Eugênio, falei: ‘Nós temos tanta gente antiga na Firjan, nós não valorizamos. A minha ideia seria uma vez por mês pegar um antigo e homenagear, dar meia hora a ele para falar da vida dele e receber um título em homenagem da Firjan.’ Muitas das vezes a gente lida com a pessoa e não sabe a função dele. (...)Passou uma semana, Eduardo me liga aqui do Rio de Janeiro: ‘Dalton, eu estou com outra ideia, eu estou pensando em criar o Conselho dos Eméritos. O que você acha?’.  No dia que ele implantou o Conselho, falou que a ideia era minha. E assim nós criamos o Conselho dos Eméritos aqui na Firjan. 

 

FONTES:

Entrevista de Dalton Carestiato ao Projeto Memória da Indústria realizada em 14 de abril de 2024; Entrevista de Dalton Carestiato ao Projeto Memória da Indústria realizada em novembro de 2016; Site do Rotary, disponível em https://www.rotary.org/pt/about-rotary, acessada em 12/11/2024; Carta à Indústria - 30 anos da inauguração da Firjan Sede, disponível em https://cartadaindustria.firjan.com.br/publicacoes/trinta-anos-da-firjan-sede, acessado em 12/11/2024.