FIRJAN inaugura sede Centro Empresarial Arthur João Donato

Em construção desde 1992, a nova sede da FIRJAN foi inaugurada em 12 de setembro de 1994. Localizado na avenida Graça Aranha, no Centro da cidade do Rio. Além da FIRJAN e do CIRJ, o prédio passou a abrigar as regionais do SENAI, o SESI e o IEL. Também foi destinado um espaço para um Centro de Convenções, com capacidade para mais de 140 pessoas, e uma nova casa de espetáculos: o Teatro do SESI, com 350 lugares, que foi inaugurado em novembro, com a peça Uma Rosa para Hitler, de autoria de Greghi Filho e Roberto Vignati, com Francisco Milani e Alice De Carli.
O novo prédio – batizado de Centro Empresarial Arthur João Donato – foi projetado pelo arquiteto Edson Musa e teve as obras executadas pela João Fortes Engenharia, que venceu a concorrência entre as oito melhores construtoras do país. O moderno edifício, com 13 andares, foi equipado com tecnologia de ponta, totalmente informatizado. A inauguração contou com a presença do então presidente Itamar Franco e diversas autoridades municipais, estaduais e federais. Após a cerimônia, foi assinado um convênio entre a FIRJAN, o SESI e o SENAI visando à reciclagem de profissionais desempregados.
Para marcar os novos tempos, foram programados vários eventos. O I Encontro de Negócios do Mercosul, o Mercotrade, foi o primeiro evento sediado pela nova casa da indústria fluminense. Promovido pelo Sebrae-RJ e apoiado pela FIRJAN, Banerj e Banco do Brasil, o Mercotrade reuniu empresários do Brasil, da Argentina, Uruguai e Paraguai. Em seguida, foi realizado o Fórum Brasil-Europa de Cooperação Empresarial, com o objetivo de estreitar o relacionamento empresarial entre os países da União Europeia e o Rio de Janeiro.
Pouco depois, a FIRJAN criaria o Eurocentro Rio – em associação com o Sebrae-RJ e a Comissão das Comunidades Europeias, visando à promoção de negócios, formação empresarial e disseminação de oportunidades de exportação de empresas brasileiras para a Europa. A iniciativa já existia em outros estados brasileiros e em outros países da América Latina. A inauguração da nova sede acompanhou um novo momento para a indústria fluminense, que voltava a crescer com o Plano Real, após mais de 15 anos de crise. A situação do Rio começa a apresentar sinais de melhora.