Luiz Césio de Souza Caetano Alves
O empresário do ramo do refino do sal iniciou sua atuação na Firjan em 1995. Participou e liderou projetos, como Agenda Brasil 4.0, Portal Firjan_Peq e diversas ações do Combate ao Brasil Ilegal. Em 2024, foi eleito e assumiu a presidência da instituição.
“Adoro uma fábrica. Cada fábrica é uma pessoa, um indivíduo.”
Luiz Césio Caetano em entrevista ao Memória da Indústria
Não foi por acaso que Luiz Césio de Souza Caetano Alves nasceu no Estado do Rio de Janeiro. Mesmo morando no interior de São Paulo, Ivone de Souza Caetano Alves fez questão de que seu terceiro filho nascesse em Campos dos Goytacazes. Desejo atendido e seu primeiro menino, nasceu na cidade escolhida no dia 27 de novembro de 1949. Ele carrega consigo o orgulho de ser “campista por opção”.
Durante sua infância, em 1959, a família volta a residir em Campos dos Goytacazes. Lá, estudou no Externato Eucarístico e no Liceu de Humanidades e, em 1967, mudou-se para os Estados Unidos onde frequentou a La Salle Senior High School, no estado de Nova York. Formou-se engenheiro de fabricação mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1972 e engenheiro mecânico na Escola de Engenharia da Universidade Gama Filho, em 1975.
Ainda garoto, Luiz Césio Caetano teve o seu primeiro contato com a Sal Cisne, empresa pioneira no refino do sal no país, fundada em 1949 em Cabo Frio, na Região dos Lagos Fluminense. Aos 11 anos, foi algumas vezes à fábrica acompanhar seu pai, o engenheiro químico José Caetano Alves, em seu trabalho como Diretor Industrial da empresa. Seu primeiro estágio, em 1970, também foi lá, como engenheiro de segurança.
Após o estágio, trabalhou na Asberit por 11 anos, chegando à gerência de uma das unidades fabris. A empresa é descrita por ele em entrevista exclusiva ao Memória da Indústria como uma escola, pois foi lá que desenvolveu muitas de suas habilidades como gestor. Em 1984, voltou para “casa”. Foi convidado pela Sal Cisne para retornar e assumir o posto de Diretor Industrial com o desafio de dar continuidade ao trabalho de seu pai, recém falecido.
Na direção das atividades operacionais, Luiz Césio Caetano vivenciou o dia a dia da fábrica, implementou inovações no processo de secagem do sal e em toda logística e construiu novas unidades. Em 2000, por uma decisão estratégica, veio para o Rio de Janeiro para desenvolver a gestão corporativa da empresa.
DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA E DO EMPRESARIADO
“A indústria é um centro de desenvolvimento de novas tecnologias. Ela, via de regra, tem uma cadeia longa de valor, de suprimento e distribuição. Então, a indústria tem um papel extremamente importante no desenvolvimento de uma sociedade. Se você observar no mundo, as sociedades mais desenvolvidas, normalmente elas têm uma indústria mais forte.”
Luiz Césio Caetano em entrevista ao Memória da Indústria
Em 1995, Luiz Césio Caetano assumiu a presidência do Sindicato da Indústria de Refinação e Moagem de Sal do Estado do Rio de Janeiro (Sindisal) e iniciou sua participação na Firjan CIRJ (Centro Industrial do Rio de janeiro) integrando o Conselho da Regional Leste Fluminense, a partir da associação da Sal Cisne. Dois anos mais tarde, ingressou no Conselho Superior de Representantes da Firjan. Para ele, o trabalho da instituição, através das Regionais, foi fortalecido com as parcerias com o poder público.
Confira abaixo a galeria de imagens
- As regionais amadureceram na sua atuação. Elas têm um papel importante na articulação junto à sociedade e às prefeituras. O desafio das regionais é exatamente ter a boa interlocução com o empresário da região, estar presente lá, e trazer para a sede as demandas que precisam de uma atuação mais técnica da casa. – acredita.
Em 2001, foi convidado por Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan na época, a assumir um cargo de diretor numa das eleições e cada vez mais foi se engajando na defesa de interesses da indústria. Em sua trajetória na instituição, entre outras funções, exerceu a presidência do Conselho Regional no Leste Fluminense, em Niterói, de 2005 até 2021; presidiu o Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da Firjan de 2016 e 2020; ocupou o cargo de 1º vice-presidente da Federação entre 2020 e 2024; e foi eleito presidente da Firjan e do CIRJ em agosto de 2024, posto que assumiu em outubro do mesmo ano.
“Eu tenho um propósito muito forte de ajudar o próximo. E me refiro ao próximo de uma maneira ampla. Não só as pessoas, como a sociedade, a indústria, todos aqueles que podem desenvolver. Porque só com o desenvolvimento, só com o interesse é que a gente pode mudar o Estado, transformar as pessoas. E quem faz essa sociedade que a gente vive, são as pessoas.”
Luiz Césio Caetano em entrevista ao Memória da Indústria
Em 2007, Luiz Césio Caetano, enquanto Presidente do SINDISAL e Conselheiro da Regional Firjan Leste Fluminense (Niterói), foi condecorado com a Medalha do Mérito Industrial concedida pela Firjan, um reconhecimento de seu apoio às indústrias da região e do Estado do Rio de Janeiro.
Entre suas contribuições de destaque à indústria estão a participação na elaboração de duas edições do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, estudo da Firjan que tem o objetivo de apontar os desafios e propor ações para superá-los. A edição de 2006 a 2015 trouxe conquistas para o ciclo de recuperação fluminense, como a implantação do Arco Metropolitano e a eliminação de gargalos de processos para portos e aeroportos. Para a construção do segundo Mapa, com iniciativas de 2016 a 2025, foram ouvidos mais de mil empresários. Nele, estavam consolidadas propostas da indústria para fazer do Rio de Janeiro o melhor ambiente de negócios do país, além de propor ações referentes a questões estruturais para a retomada do crescimento econômico do Brasil.
Anos mais tarde, outro desafio. Presidiu o Grupo de Trabalho de Política Industrial que construiu a Agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0, um projeto que traçou propostas nas esferas federal e estadual para que a indústria continuasse avançando e contribuindo com o crescimento econômico do país e do estado. O Grupo ouviu mais de 600 empresários e o documento, lançado em 2022, foi entregue ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a ministros do governo.

- A Agenda 4.0 foi construída com a participação ativa de industriais de diversos setores e regiões do estado do Rio, que sentem na realidade do dia a dia os enormes desafios que enfrentamos para elevar a competitividade empresarial e promover o crescimento econômico. É, portanto, uma contribuição do empresariado fluminense ao planejamento de políticas públicas para os governos estadual e federal. – contou, em seu primeiro discurso como Presidente da instituição na Cerimônia de Posse das Diretorias Firjan/CIRJ 2024/2028.
Liderou o grupo que desenvolveu o Projeto Firjan Pequena Empresa, que deu origem ao Portal Firjan da Pequena Empresa (Firjan_PEQ), importante ferramenta de apoio aos empresários lançada em outubro de 2021. Nele, o empreendedor tem contato direto com um núcleo de atendimento exclusivo composto por técnicos e especialistas e conhece produtos e serviços especialmente modelados para eles. Um projeto que ajuda a ampliar as frentes de negócio e a construir pontes com outras empresas sólidas do mercado.
- Dentro de um determinado momento, nós falamos que é preciso dar uma maior atenção à micro e pequena empresa. Porque 80%, 85% das empresas são pequenas e médias. E foi me dado um desafio de desenvolver o projeto Firjan_PEQ, Firjan Pequena Empresa. Então nós, um grupo de empresários, desenvolvemos esse projeto, lançamos o portal da pequena empresa, que se desenvolveu, hoje tem mais de 10 mil consultas.
Como diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), eleito em 2023, onde também é vice-presidente do Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa, participou do Grupo de Trabalho de Combate ao Brasil Ilegal, criado por sugestão da Firjan. A proposta busca reduzir os prejuízos econômicos causados ao país por ilegalidades, contrabando, pirataria, roubos, entre outros crimes.
“O mapeamento das atividades ilegais revelou em números o impacto negativo para o estado e o país. Um descalabro. Mas também afirmamos: é possível superar e vencer esse grande obstáculo ao avanço econômico e social, com ações coordenadas, que reúnam os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em comunhão dos níveis federal, estaduais e municipais.”
Luiz Césio Caetano em entrevista ao Memória da Indústria
Em setembro de 2024, viu um sonho ser realizado. Foi inaugurada a Unidade Firjan SENAI SESI Região dos Lagos, um desejo antigo dos empresários da região, cujo pedido nasceu em dezembro de 2011, quando era presidente da Regional Leste Fluminense.
Todo seu trabalho e trajetória o levaram a ser eleito Presidente da Firjan, em 2024. Na ocasião, Luiz Césio Caetano ressaltou que a Firjan há muito extrapolou as fronteiras do Rio de Janeiro e que é conhecida no Brasil todo. “É uma instituição com renome e que é demandada pela credibilidade dos temas que trata e estuda. É uma honra e uma grande responsabilidade manter a instituição nesse lugar de relevância para a sociedade e de indutora de inovação para a nossa base industrial."

“O que nós temos que tentar fazer é que a Firjan seja mais relevante para a sociedade e inovadora para a nossa base industrial. Como fazer isso? A gente não tem a fórmula. Nós temos a vontade e o compromisso de trabalhar com o corpo técnico, com os dirigentes, com a sociedade, de modo a que possamos, daqui a alguns anos, voltar aqui (em entrevista ao Memória da Indústria), sentar, de cabelos ainda mais brancos, e dizer, ‘conseguimos! a Firjan hoje é mais relevante’. Esse é o nosso propósito como instituição de representação empresarial.”
Luiz Césio Caetano em entrevista ao Memória da Indústria
Fontes:
Entrevista com Luiz Césio Caetano ao Projeto Memória da Indústria realizada no dia 14 de novembro de 2023; Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025 disponível em https://www.firjan.com.br/o-sistema-firjan/mapa-do-desenvolvimento/# , acessado em 15/10/2024; Perfil: empresário Luiz Césio Caetano, presidente eleito da Firjan, disponível em https://www.firjan.com.br/noticias/perfil-luiz-cesio-caetano-8AE4828D90D1D28601916C10CC540D50-00.htm#:~:text=Engenheiro%20mec%C3%A2nico%20formado%20pela%20Universidade,Sal%20(Sindisal)%20desde%201997 , acessado em 16/10/2024; Discurso de Luiz Césio Caetano na posse como novo presidente da Firjan e do CIRJ , disponível em https://www.firjan.com.br/noticias/discurso-solenidade-de-posse-da-nova-diretoria-da-firjan.htm , acessado em 16/10/2024.