Adolf Arno Edelholf
Empresário do setor têxtil, presidente da Fábrica de Rendas Finas Paraíba S/A, recebeu o Prêmio Personalidade Industrial 2004 e a Medalha do Mérito Industrial em maio de 2014. Em 2023 passou a fazer parte do Conselho de Eméritos da entidade
"Levanto cedo, às 5h, faço a minha barba, tomo café, como meus ovos e vou trabalhar. E vou até às 16h30. Agora estou na presidência, pude crescer. Mas com 91 anos que tenho agora, estou todo dia na fábrica".
Adolf Arno em depoimento ao Memória da Indústria
Filho de Gustav Adolf e Erna, Adolf Arno Edelholf nasceu na Alemanha no dia 01 de março de 1934 na cidade de Wuppertall. Seu pai, Gustav Edelhoff, era mecânico e sua mãe, Erna Edelhoff, ajudava seu avô a produzir fitas para paraquedas que eram usadas pelo Exército alemão na Segunda Guerra Mundial.
Adolf trabalhou por quatro anos na Estrada de Ferro da sua região. Recebeu um convite de seu tio Ernest Golsmann, irmão de sua mãe, para trabalhar no Brasil como técnico industrial na fábrica de rendas em Paraíba do Sul, fundada em 1951 por ele, por Wihelm Franz Konig e por Lélio Garcia. Antes de migrar para o país fez faculdade de renda na Alemanha.
Chegou ao Rio de Janeiro com 21 anos no navio e contou, em entrevista ao Memória da Indústria, que se emocionou ao ver o mar de Copacabana pela primeira vez. Assumiu o posto na fábrica de seu tio e, com o tempo e com seu empenho e vocação para a inovação, foi galgando postos até se tornar diretor-presidente. Arno levou a empresa a assumir a liderança no mercado se tornando a maior fábrica de rendas finas da América Latina. Seu trabalhou também ajudou a desenvolver a região que se tornou um importante polo de confecção no estado do Rio de Janeiro.
Confira a galeria de fotos
Como representante da Fábrica de Rendas Finas Paraíba S/A, Arno é membro dirigente industrial no Conselho Regional de Firjan/CIRJ no Centro Sul Fluminense desde 2014. Em 2004, recebeu o Prêmio Personalidade Industrial dado pela Representação Regional Serrana da Firjan. O empresário faz parte do Conselho de Eméritos da entidade desde 2023.
Adolf Arno Edelhof foi casado por 62 anos com Maria Helena Nogueira Garcia Edelhoff. "Aprendi o português com ela. Toda tarde, quando tinha tempo, ia na casa dela para conversar. Depois começamos a namorar, noivamos e casamos", contou Arno ao Memória da Indústria. Tiveram 4 filhos: Mônica, Heloísa, Adolf Arno Edelhof Filho e Verônica.
Fontes:
EDELHOLF, Adolf Arno. Entrevista concedida a Geiza Rocha, Irene Chaves e Silvio Arnaut. Três Rios: Representação Regional Centro-Sul, 14 de maio de 2025. Projeto Memória da Indústria.
CARTA da Indústria. Rio de Janeiro: FIRJAN, 29 de novembro de 2004.