Pular para o conteúdo principal

Abrahão Roberto Kauffmann

Empresário com papel de destaque na implementação do Programa Minha Casa, Minha Vida, foi presidente do Sinduscon-Rio. Na Firjan, foi vice-presidente da entidade, presidente do Conselho Empresarial da Indústria da Construção e faz parte do Conselho de Eméritos Firjan/CIRJ.
Publicado em 15/08/2025 - Atualizado em 17/10/2025 12:35
Abrahão Roberto Kauffmann. Crédito: Vinícius Magalhães/Acervo Firjan
Abrahão Roberto Kauffmann. Crédito: Vinícius Magalhães/Acervo Firjan

Acho que a Firjan é importante para todos os setores produtivos, principalmente o da construção civil. Temos sempre reuniões periódicas aqui em grupos setoriais.

Abrahão Roberto Kauffmann em entrevista ao Memória da Indústria

Abrahão Roberto Kauffmann nasceu no dia 09 de dezembro de 1940. Carioca, judeu, filho de Rosa Kampel Kauffmann e Henrique Kauffmann, um casal de corretores de imóveis. Fez o jardim de infância no Instituto Menino Jesus e o então ginásio no Colégio Batista, ambos no bairro da Tijuca. Mudou-se para Copacabana onde fez curso no Colégio Bahiense. Foi estudar na Escola Nacional de Engenharia, no Fundão, e formou-se como engenheiro civil com especialidade em construção civil, em 1966.

- Eu fui me formar engenheiro justamente porque o meu objetivo era poder trabalhar na construção civil. Trabalhei muito em obras pesadas também. Inicialmente na minha vida, trabalhei em barragens. Quando era rapaz, fui da Construtora Ferraz de Cavalcante e participei da barragem Sul-Ituporanga, uma barragem maravilhosa, que era para justamente melhorar o saneamento da época. Foi de uma importância muito grande para mim, uma experiência notável. – relembrou em entrevista ao Memória da Indústria.

Trabalhou na Carvalho Hosken, uma importante construtora do Rio de Janeiro, e depois, em 25 de maio de 1972, montou sua própria empresa, onde fez obras de cooperativas habitacionais.

 

ATUAÇÃO SINDICAL E NA FIRJAN

 

Ao longo de sua trajetória, desempenhou papéis de destaque em organizações do setor da construção civil, como a presidência da Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) de 2000 a 2018. Em 2001, Kauffmann ingressa na Diretoria Plena do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ).

Confira a galeria de fotos

Na Firjan, o empresário buscou soluções para problemas como o déficit habitacional no estado, umas das questões relacionadas ao crescimento desordenado das regiões, apontado pelo Mapa de Desenvolvimento em 2006. Na presidência do Conselho Empresarial da Indústria da Construção entre os anos de 2007 e 2017, desempenhou papel importante para o nascimento do programa Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009 pelo Governo Federal. O Rio de Janeiro recebeu o projeto piloto do programa.

- Havia necessidade de ter um financiamento habitacional para as populações de baixa renda e o Minha Casa, Minha Vida era importante para isso. Então, nós conseguimos realmente avançar. O governo federal criou programas e nós trouxemos empresas e fizemos vários eventos justamente para discriminar o programa, que realmente deu muito efeito. – contou. 

Kauffmann também participou do Conselho de Representantes Firjan/CIRJ de 2010 a 2014 e foi o Presidente do Fórum Setorial da Construção Civil de 2018 a 2019. Entre 2016 e 2020 ocupou o cargo de Vice-presidente da Firjan.

Em 2006, foi condecorado como presidente do Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro concedida pela Firjan. Em 2023, passa a integrar o Conselho de Eméritos da Firjan/CIRJ.

Fontes:

Entrevista de Abrahão Roberto Kauffmann ao Memória da Indústria, realizada em 28 de fevereiro de 2024; A Importância da Ocupação do Espaço Urbano, artigo de Roberto Kauffmann e Luciana de Sa na Carta da Indústria de 16 a 31 de dezembro 2012.