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O Automóvel no Brasil: Dos Pioneiros às Primeiras Indústrias

01/1919

O primeiro automóvel a rodar em terras brasileiras veio de navio, da França, em 1891; desembarcou no Porto de Santos e foi levado para a cidade de São Paulo. Era um modelo Peugeot, movido a gasolina, importado por Alberto Santos Dumont. No Rio, o primeiro automóvel a circular pelas ruas da cidade pertenceu ao jornalista José do Patrocínio, um dos fundadores da ABL, em 1897. Era também um exemplar francês. Em crônica publicada no jornal A Notícia, o poeta Olavo Bilac, amigo de Patrocínio, descreveu o veículo como pequenino, amarelo, feio e que deixava um cheiro insuportável de petróleo no ar. Patrocínio e Bilac foram protagonistas do primeiro acidente automobilístico do país. Felizmente, apenas uma árvore saiu ferida.

No início do século XX, pouquíssimos veículos circulavam pelas ruas e estradas brasileiras, e todos eram importados. Não existiam leis de trânsito e tudo dependia do bom senso dos condutores. Em 1919, a Ford se instalava no Brasil, dando início à primeira linha de montagem de veículos automotores da América Latina. Já a Peugeot-Citroën inaugurou a sua primeira fábrica no país, em Porto Real, Rio de Janeiro, em 2001, exatamente 110 anos depois da chegada do primeiro automóvel no Brasil.