Pular para o conteúdo principal

SENAI Rio inaugura primeiro simulador de lastro e emergência de plataforma offshore na América Latina

01/2006
Simulador de Lastro. Crédito: Acervo Firjan
Simulador de Lastro. Crédito: Acervo Firjan

O SENAI Rio foi protagonista no processo de inserção do Sistema S no Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP) ao trabalhar na identificação e no aproveitamento de oportunidades de negócios de alto valor agregado junto à Petrobras. Essa atuação possibilitou a inclusão de diversos projetos estratégicos no programa, entre os quais se destacou o desenvolvimento do simulador físico voltado para treinamento em controle de lastro e resposta à emergência de plataformas offshore.

Inaugurado em 2006, o simulador posicionou o SENAI Rio como exclusivo no uso dessa tecnologia na América Latina, tornando-se um recurso fundamental para a capacitação de profissionais das empresas operadoras de campos petrolíferos. Até então, os profissionais precisavam ser certificados em Aberdeen, na Escócia. Essa conquista foi decisiva para a transformação do então Centro de Tecnologia SENAI Euvaldo Lodi, atual Firjan Senai Benfica, que abrigou o Núcleo de Treinamento Offshore – NTO, voltado à indústria de petróleo e gás.

A contribuição do SENAI Rio ao mercado de petróleo remonta à década de 1990, acompanhando o desenvolvimento da Bacia de Campos pela Petrobras. Em setembro de 1995, formou-se a primeira turma de mergulhadores profissionais para inspeção submarina, único curso civil do gênero oferecido no Rio de Janeiro, consolidando a relevância da instituição na formação de mão de obra especializada para a indústria offshore.

A FIRJAN também se destacou no acompanhamento da abertura de mercado que vem na trilha do novo marco da indústria com a Lei do Petróleo, de 1997, que deu origem à Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis – ANP, em 1998, e originou a Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP, em 1999, da qual a FIRJAN é fundadora, e ainda hoje principal associada, ocupando a presidência do seu conselho deliberativo.