Pular para o conteúdo principal

Novas Publicações - A Carta da Indústria e o Cadastro Industrial

01/1998
Número 0 da Carta da Indústria publicado em outubro de 1998. Créditos: Acervo Firjan
Número 0 da Carta da Indústria publicado em outubro de 1998. Créditos: Acervo Firjan

Após 18 anos, a FIRJAN voltou a investir em novas publicações. Durante este intervalo, foram mantidos apenas o Informativo Semanal, batizado de Informativo FIRJAN/CIRJ, em 1984 e posteriormente de FIRJAN/CIRJAN Informa, em 1990, e a publicação de estudos desenvolvidos pelo IDEG e outros departamentos. Além disso, publicações de pesquisas realizadas em parceria com a Fundação Getulio Vargas, tais como a Súmula Ambiental, informativo mensal responsável por divulgar referências disponíveis e o posicionamento da FIRJAN sobre temas relacionados ao meio ambiente, identificavam setores de atividades em condições de desenvolvimento em todas as regiões do estado e eram vendidos a preços acessíveis nos departamentos da entidade.

Em 1992, a Firjan lançou o Cadastro Industrial do Rio de Janeiro, reunindo informações sobre os estabelecimentos situados no estado do Rio, tais como razão social, CNPJ, setor de atividade, número de empregados, telefone, endereço, website e e-mail. A publicação tinha como foco manter as informações atualizadas, possibilitando uma avaliação do crescimento do parque industrial fluminense. Em sua última edição 2017/2018, o Cadastro reuniu dados de cerca de 16 mil empresas. 

Em outubro de 1998, uma nova publicação semanal foi lançada: a Carta da Indústria. Com um projeto gráfico moderno e elaborado, a Carta voltava a honrar uma tradição das entidades, que remontava ao século XIX, com o Auxiliador da Indústria. O periódico foi concebido para veicular as notícias mais importantes da economia estadual e os projetos da FIRJAN.

No ano seguinte, a publicação recebeu o Prêmio Aberje, concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, o maior na área de comunicação empresarial, como melhor jornal externo do Rio de Janeiro. Mais tarde, a Aberje laureou mais duas vezes a Carta nesta categoria, nos anos 2000 e 2001. Também receberia o prêmio de melhor jornal externo do país duas vezes, em 1999 e 2000. Posteriormente, a Carta da Indústria tornou-se mensal e, em setembro de 2017, a revista ganhou novo projeto gráfico, que reforçou sua linha editorial e a deixou ainda mais atraente, consolidou-se como a principal publicação para a indústria fluminense. No ano de 2024, a Carta da Indústria se tornou 100% digital e pode ser acessada pelo endereço https://cartadaindustria.firjan.com.br.