Raul Leite
Médico, empresário, foi presidente Sindicato dos Industriais de Produtos Farmacêuticos. Fundou o Laboratório Raul Leite um dos maiores da América do Sul em sua época. Morreu em 23 de janeiro de 1939.
Filho do Major Francisco Gabriel Gonçalves Leite e de Maria Oliva Alves Ferreira, Raul Ferreira Leite nasceu em Oliveira, Minas Gerais, em 12 de agosto de 1886. Formou-se inicialmente em Farmácia e, posteriormente, em Medicina, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, na turma de 1910.
Iniciou sua trajetória profissional no ramo de laticínios, fundando a Leiteria BOL, que se destacou pelo rigor sanitário. O empreendimento foi o precursor na higienização do leite no Rio de Janeiro.
Em novembro de 1921, fundou o Laboratório Raul Leite. O nome inicial era Laboratório Nutrotherapico, pois na ocasião produzia produtos para nutrição além de medicamentos.
Até 1927, o Laboratório Raul Leite fabricava apenas produtos de uso bucal. Em 1928 foi criada a seção de injetáveis. Em 1930, surgiu a área de microbiologia. Em 1932, iniciou a fabricação de sais, alcaloides e produtos químicos. Em 1933, a área de microbiologia cresceu e pela primeira vez no Brasil um laboratório passou a produzir bacteriófagos. Em 1934, também de forma pioneira no país, iniciou a produção de vidro totalmente neutro destinado a uso laboratorial. Em 1935, foram instaladas seções de soros e medicamentos veterinários.
O Laboratório Raul Leite se tornou uma das maiores organizações químico-biológicas da América do Sul, com vinte e oito filiais no Brasil e no exterior, incluindo Argentina, Paraguai, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Portugal e África Oriental Portuguesa
Além de sua atuação empresarial, Raul Leite destacou-se por iniciativas de caráter social e humano. Criou tabelas especiais de preços para hospitais sem fins lucrativos, e instituiu uma seção de produtos destinados a pessoas pobres, garantindo acesso a medicamentos. Concedia assistência médica e medicamentosa gratuitas a cerca de dez mil pessoas e fundou doze escolas públicas de alfabetização espalhadas em diversos estados. Instituiu ainda prêmios anuais aos melhores alunos de faculdades de medicina e incentivou setores de alfabetização operária e esportiva. Demonstrando apreço por seus colaboradores, reservou em vida parte de seu patrimônio para ser distribuído em ações gratuitas, em partes iguais, a vinte e cinco funcionários que mais se destacaram no crescimento dos laboratórios.
Em sua trajetória, o empresário esteve em diversos cargos de destaque: foi presidente do Sindicato dos Industriais de Produtos Farmacêuticos, tesoureiro da Sociedade de Medicina e Cirurgia (reeleito oito vezes), membro do Conselho do Sindicato Médico Brasileiro, da Confederação dos Sindicatos de Indústrias do Distrito Federal, do Conselho do Comércio Exterior e sócio benemérito da Associação Comercial do Rio de Janeiro, deputado da Associação Comercial do Rio de Janeiro e membro do Rotary Club.
Raul Leite morreu em 23 de janeiro de 1939, na cidade de Salvador, Bahia, vítima de colapso cardíaco. Estava acompanhado de sua esposa, Margarida de Castro Leite, em viagem comercial para ampliação dos negócios da firma no nordeste do país. Teve cinco filhos: Nelly Rezende, Elza Falcão e Raul Ferdinando Leite, do primeiro matrimônio; e Larry e Laila, do segundo.
Fontes:
CORREIO DA MANHÃ. Faleceu na Bahia o Dr. Raul Leite. Rio de Janeiro, 24 jan. 1939. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/089842_04/50360. Acesso em: 08 set. 2025.
GENEA MINAS. Perfil Raul Ferreira Leite. Disponível em: https://www.geneaminas.com.br/genealogia-mineira/restrita/pessoa.asp?codpessoa=287026. Acesso em: 08 set. 2025.
INTEGRALISMO.ORG. Perfil Raul Leite. Disponível em: https://integralismo.org.br/biografia/raul-leite/. Acesso em: 08 set. 2025.
JORNAL DO BRASIL. Falecimentos. Rio de Janeiro, 24 jan. 1939. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_05/90268. Acesso em: 08 set. 2025.
O JORNAL. Raul Leite: Faleceu ante-hontem na Bahia esse conhecido scientista e industrial. Rio de Janeiro, 24 jan. 1939. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/110523_03/49159 e http://memoria.bn.gov.br/DocReader/110523_03/49161. Acesso em: 08 set. 2025.