Carla Christina Fernandes Pinheiro
A engenheira e empresária do ramo de joias é presidente da Art’ Lev Design de Joias. A primeira mulher a liderar uma entidade de classe do setor e preside o Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan foi condecorada com a Medalha Tiradentes (2018) e a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro (2024).
“Minha família sempre teve esse perfil muito do comércio, e eu, da indústria, do chão de fábrica. Adoro um desafio. Quando chega um projeto impossível de fazer, é esse que eu gosto.”
Carla Pinheiro em depoimento ao Memória da Indústria
Nascida no Rio de Janeiro em 2 de fevereiro de 1970, Carla é filha de Antônio Alberto de Freitas Pinheiro, varejista no setor de joias, e Dolores Fernandes Macedo Pinheiro, dona de casa. Os pais, migrantes portugueses que chegaram ao Brasil no pós‑guerra 2º guerra, construíram sua trajetória no comércio de joias — o pai começou como faxineiro em uma loja do ramo, tornou‑se atacadista e os irmãos mais velhos passaram a trabalhar com ele.
Desde pequena, Carla dizia que seguiria outro caminho: “Dizia que não ia trabalhar com isso de jeito nenhum. Queria ser engenheira, trabalhar no mundo corporativo”, lembra. Formou‑se Engenheira Elétrica e Eletrônica pela PUC‑Rio (1993). Entre 1993 e 1996, realizou formações na Arthur Andersen World Wide University (Chicago) em tecnologia da informação, gerenciamento de projetos, orçamento, SAP e CRM. Especializou‑se em Design de Joias pela Firjan SENAI (1998), cursou MBA em Gestão do Luxo (MCF/SP, 2002) e aperfeiçoou‑se em Gestão de Negócios e Decisões em Tempo de Transformação (IEL/COPPE, 2010).
“Um belo dia, meu pai recebe uma fábrica como pagamento de uma dívida e ele pensou: ‘O que a gente faz com a indústria? Chama a engenheira da família.’ Houve uma certa resistência, mas depois de um tempo, acabei me rendendo e aqui estou desde 1997 nesse setor delicioso, que faz tantas coisas belas e enfeita, principalmente, as mulheres”, conta.
Em 1997, Carla ingressou na Art’ Lev Design de Joias, tornando‑se sócia em 2000 e, posteriormente, presidente. Seu início coincide com uma virada do mercado brasileiro: deixando de ser “copiador” de modelos italianos para investir em design genuinamente brasileiro — e carioca.
“O Rio de Janeiro foi o berço da joalheria nacional. Porque quando a gente tem a corte se mudando para o Rio de Janeiro eles trazem junto os seus ourives para fazerem as suas joias, eles se instalam aqui no Rio de Janeiro, e você tem toda uma comunidade de ourives portugueses instalados no Rio de Janeiro. E aí com o passar do tempo e com essa vocação, com essa cultura, você vê as grandes marcas surgirem no Rio de Janeiro. A H Stern, Sauer, Natan, que infelizmente fechou. Mas você tem todas essas marcas que são originárias da cidade do Rio de Janeiro, são
genuinamente cariocas.(...) A mistura das gemas coloridas, a leveza, o movimento refletem nosso lifestyle e começaram a ser desejados também no exterior.”
A partir da sua entrada na empresa, a Art’ Lev Design de Joias contrata designers, participa de feiras nacionais e internacionais (Nova York, Las Vegas) e investe fortemente em tecnologia e maquinário, transformando o empreendimento em uma indústria com parque de ponta — marca do olhar de engenheira que ela levou para o setor.
Vida associativa e atuação na Firjan
“Se hoje continuo empreendendo no setor de joias, devo muito ao associativismo. Quem nasce com esse bichinho no sangue não se livra dele jamais.”, disse Carla Pinheiro ao Memória da Indústria.
Em 2002, Carla assumiu a presidência da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio), tornando‑se a primeira mulher a liderar uma entidade de classe do setor em 2002. Sob sua influência, a Ajorio se conectou a sindicatos, à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ampliando a articulação do ecossistema.
Confira a galeria de fotos
Também preside o Sindicato das Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias‑RJ) e o Sindicato do Comércio Varejista de Joias do Município do Rio de Janeiro (Sincajor).
Na formação profissional, Carla destaca o papel da FIRJAN Senai na criação do Centro de Referência em Joalheria no Maracanã, com laboratórios de 3D, prototipagem e testes de materiais, cursos de ourivesaria, cravação, fundição e modelagem:
“É uma referência em todo o Brasil e na América Latina, com três turnos completos. Oferece tecnologia de ponta, que permite não só a capacitação de novos profissionais, mas também o desenvolvimento de métodos inovadores no processo produtivo. Formamos profissionais que já receberam medalha de ouro em no WorldSkills. Escola forte significa novos entrantes e fôlego para o setor”, reitera.
No plano nacional, Carla é vice‑presidente de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), com atuação ativa na representação do setor.
Na Firjan, integra o Conselho Superior de Representantes desde 2009, participa da Diretoria, está nos Conselhos Regionais da FIRJAN Senai e FIRJAN Sesi, compõe o Conselho Empresarial de Assuntos Tributários e preside o Conselho Empresarial de Mulheres. Este Conselho foi criado em junho de 2022, a partir de conversa com o então presidente Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, para apoiar o empreendedorismo feminino, ampliar qualificação e empregabilidade e fortalecer políticas de equidade de gênero no estado. Desde 2022, integra também o Fórum Nacional da Mulher Empresária da CNI.
“Quando se olha o setor de joias, parece feminino. Não é. Na ponta, a maioria dos donos das grandes marcas é homem. Isso vem mudando, com mulheres de segunda ou terceira geração à frente das indústrias”, explica.
Para Carla, a presença feminina amplia a flexibilidade na gestão e traz ganhos diretos para o produto e a relação com o cliente:
“Olhar feminino também é pensar usabilidade: ‘A mulher vai conseguir abrir esse fecho? Ela precisa colocar e tirar sozinha.’ Esse cuidado agrega muito.”
Em 2018, recebeu a Medalha Tiradentes (Alerj). Em 2024, foi agraciada com a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro (Firjan), distinção dada a personalidades que se destacam pelos serviços prestados ao desenvolvimento econômico e social do estado.
Fontes:
Depoimento ao Memória da Indústria CARTA da Indústria. Diversidade: sinais de avanço na indústria. Rio de Janeiro: Firjan, 2024. Disponível em: https://cartadaindustria.firjan.com.br/publicacoes/diversidade-de-genero-sinais-de-avanco-na-industria-com-liderancas-femininas. Acesso em: 14 set. 2025.
FIRJAN. Ministra da Saúde e empresária Carla Pinheiro recebem Medalha do Mérito Industrial. Rio de Janeiro, 16 set. 2024. Disponível em: https://www.firjan.com.br/noticias/homenagens-medalha-do-merito-industrial-2024.htm. Acesso em: 14 set. 2025.
SISTEMA AJORIO. Carla Pinheiro, presidente do Sistema Ajorio e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, é agraciada com a Medalha Tiradentes. Publicado em 12 set. 2018. Disponível em: https://www.sistemaajorio.com.br/web/index.php/entidades-2/notas-mainmenu-27/1012-carla-pinheiro-presidente-do-sistema-ajorio-e-do-conselhodeliberativo-do-sebrae-rj-e-agraciada-com-a-medalha-tiradentes. Acesso em: 14 set. 2025.
PINHEIRO, Carla Christina Fernandes. Perfil profissional no LinkedIn. Disponível em: https://www.linkedin.com/in/carla-pinheiro-b6987b164/?originalSubdomain=br. Acesso em: 14 set. 2025.
SISTEMA AJORIO : Centro de Referência em Joalheria da Firjan SENAI coloca os brasileiros entre os melhores ourives do mundo Centro de Referência em Joalheria da Firjan SENAI coloca os brasileiros entre os melhores ourives do mundo