Pular para o conteúdo principal

Crise e Resiliência - Anos da Pandemia

01/2020

A alta conectividade trazida pelo avanço da tecnologia e as redes sociais, fez com que o mundo acompanhasse a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), conhecido como COVID-19, praticamente em tempo real. Em 31 de dezembro de 2019, a Comissão Municipal de Saúde da Cidade de Wuhan, na China, emitiu um relatório sobre um agrupamento de “casos de pneumonia de etiologia desconhecida”. Era o novo coronavírus.

Com a rápida transmissão da doença em diversos países, no dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a Covid-19 como uma pandemia global. Nos primeiros 10 dias de março daquele ano, segundo a OMS, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados duplicou. Eram mais de 118 mil casos ao redor do mundo e 4.291 mortes.

Enquanto a vacina era desenvolvida por gigantes da indústria farmacêutica, a pandemia levou dezenas de países a adotarem medidas sanitárias, como uso de álcool em gel e máscaras, e a decretarem distanciamento social. Milhares de empresas instauraram o trabalho remoto, o que impulsionou ainda mais as companhias a iniciarem ou acelerarem a transformação digital, uma tendência que havia sido apontada por especialistas em tecnologia em anos anteriores. Por todo o mundo, a indústria demonstrou sua força ao se adaptar e produzir material para auxiliar a população durante a pandemia.

A chegada da Pandemia no Brasil

O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro de 2020. Com o avanço, o Distrito Federal foi o primeiro a estabelecer medidas de distanciamento social em 11 de março. Nos dias seguintes, São Paulo e Rio de Janeiro estabeleceram ações semelhantes e os demais estados também passaram a tomar medidas de quarentena. Além das questões de saúde da população, as muitas incertezas trazidas pela pandemia mundial causaram problemas em todos os âmbitos da vida da sociedade.

Em relação à indústria, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) feita nas primeiras duas semanas da pandemia revelou que quatro entre dez empresas haviam interrompido suas atividades. Os problemas mais comuns eram a queda na demanda por produtos, a dificuldade em conseguir insumos e matérias-primas e a redução da oferta de capital de giro no sistema financeiro.

Indústria - Apesar da crise, solidariedade e inovação

O Governo Federal adotou medidas para auxiliar empresas e o trabalhador, mas a crise provocada pela emergência sanitária mundial afetou negócios e indústrias. Muitas adotaram o sistema de trabalho remoto, mas serviços essenciais e as fábricas sofreram por não poderem suspender por completo suas atividades.

Apesar das dificuldades, a Firjan agiu rapidamente e no dia 13 de março lançou o Programa Resiliência Produtiva, com propostas para a manutenção da saúde financeira das empresas e de seus colaboradores e preservação dos postos de trabalho. O documento foi entregue ao Governo Federal.

GALERIA DE FOTOS

Um dos destaques deste Programa foi a promoção da conexão entre as empresas, institutos de pesquisa e de saúde, para ajudar a reduzir os impactos da pandemia na sociedade. Um dos exemplos de solidariedade ocorreu dias após o lançamento: a doação de 36 mil litros de álcool líquido 70% a hospitais do Sul Fluminense por três empresas de diferentes setores industriais. Essa iniciativa foi articulada pela Firjan e pelo Simperj (Sindicato da Indústria de Material Plástico).

Outro suporte importante foi em relação a informação qualificada. A Firjan realizou atendimentos especiais, assessoramentos técnicos de diversas naturezas, lives com especialistas, desenvolveu conteúdos diversos sobre prevenção e combate a Covid-19 através de guias, cartilhas e E-books, e antecipou tendências para que as companhias pudessem se preparar para a retomada.

A diminuição de circulação do vírus e de sua mortalidade só foi possível com a testagem e a vacinação em massa. A retomada das atividades foi uma consequência desse processo. O mundo viu, no dia 8 de dezembro de 2020, no Reino Unido, a primeira pessoa a receber a vacina. No Brasil, em 17 de janeiro de 2021 deu-se início à vacinação. Até o fim daquele ano, chegaríamos a 80% da população imunizada.

No esforço feito para que a imunização chegasse a toda a população, a Firjan, em um acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou a Casa Firjan como espaço para vacinação. Ao longo de um ano, foram aplicadas mais de 140 mil doses no espaço dedicado à inovação e transformação em Botafogo. A instituição ainda realizou mais de 60 mil testes em trabalhadores de 908 indústrias do estado de abril de 2020 a janeiro de 2022.

Com o esforço coletivo e o retorno lento e gradual da vida em sociedade, os resultados das empresas melhoraram. Uma pesquisa da CNI, em outubro de 2021, mostrou que cerca de 88% das empresas de médio e grande porte implementaram algum tipo de inovação durante o período da Covid-19, como uma maneira de encontrar soluções para os desafios causados pela pandemia. Entre todas as empresas pesquisadas, 80% relataram melhorias na produtividade, na competitividade e na lucratividade resultantes das inovações implementadas.

O fim da emergência sanitária e um novo tempo

Após três anos e quase dois meses, no dia 5 de maio de 2023, a OMS declarou o fim da “emergência de saúde pública” da pandemia de coronavírus no planeta. O avanço da vacinação e a queda no número de casos e mortes ocasionados pela doença levaram ao anúncio. A maior crise sanitária deste século provocou, até a data da declaração da OMS, 765,2 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes no mundo, segundo o órgão internacional. O Brasil foi um dos países mais afetados pela doença. Segundo o Ministério da Saúde, até 26 de abril de 2023, foram registrados mais de 37,4 milhões de infecções e 701,4 mil mortes no País.

 

Fonte: Epidemiology of COVID-19 (europa.eu); OMS declara pandemia de coronavírus | Coronavírus | G1 (globo.com) ; Metade dos países com coronavírus registrou o 1º caso nos últimos 10 dias | Coronavírus | G1 (globo.com); Coronavírus: veja a cronologia da doença no Brasil | Coronavírus | G1 (globo.com); Pesquisa da CNI revela impacto do coronavírus na indústria brasileira | Agência Brasil (ebc.com.br); Programa Resiliência Produtiva Firjan | Firjan ; https://www.firjan.com.br/noticias/firjan-propoe-plano-de-apoio-as-empresas-diante-dos-impactos-da-pandemia-do-coronavirus.htm ; Firjan articula ação de indústrias em doação de álcool a hospitais do Sul Fluminense | Firjan; Programa Resiliência Produtiva Firjan | Firjan; Com 140 mil doses aplicadas, vacinação na Casa Firjan encerra nesta sexta | Firjan; https://news.un.org/pt/story/2023/05/1813942 ; WHO Director-General"