SENAI FabLab - Inovação e pioneirismo na Educação

A Firjan SENAI foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar um FabLab como estratégia pedagógica voltada ao ensino técnico. Em 11 de novembro de 2014, foi inaugurada no Rio de Janeiro a primeira unidade voltada à formação técnica no Instituto SENAI de Tecnologia de Automação e Simulação, antecipando o uso de ambientes de fabricação digital para o ensino profissional como tendência.
O conceito de FabLab (Fabrication Laboratory) foi originalmente desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), no Center for Bits and Atoms (CBA), e se consolidou como uma rede mundial de laboratórios interconectados. O objetivo central desses espaços é proporcionar a criação de protótipos, a experimentação tecnológica e a inovação colaborativa, em um ambiente que privilegia o compartilhamento de conhecimento.
No Brasil, ao trazer esse projeto, o FabLab Firjan SENAI integrou práticas de “aprender fazendo” à sua metodologia pedagógica. Esse modelo se estrutura na realização de projetos, no desenvolvimento da criatividade, na interdisciplinaridade, na troca entre áreas de conhecimento e no trabalho coletivo em comunidades de aprendizagem. O uso de metodologias de projeto como Design Thinking, Canvas e PITCH reforça o caráter inovador e aplicado da experiência.
GALERIA DE FOTOS
O ambiente dos FabLabs é caracterizado pela infraestrutura tecnológica de ponta, composta por computadores de alta performance, softwares de modelagem e simulação, máquinas de fabricação digital, scanner 3D, kits Arduino e de eletrônica, instrumentos de metrologia e elétrica, além de ferramentas manuais e de bancada. Esse conjunto de recursos oferece condições para a formação de profissionais preparados para os desafios e transformações da Indústria 4.0.
O sucesso da primeira unidade instalada na atual Firjan SENAI Benfica impulsionou a expansão do modelo. A rede de FabLabs da instituição alcançou diversas localidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo Campos (2016), Nova Friburgo (2016), Niterói (2017), Resende (2017), Casa Firjan (2018), Caxias (2018), Itaguaí (2018), Jacarepaguá (2019), Macaé (2020), Tijuca (2021), Três Rios (2022), Laranjeiras (2022), Volta Redonda (2022), Petrópolis (2022), Maracanã (2022), São Gonçalo (2024), Barra Mansa (2025) e Nova Iguaçu (2025), consolidando uma presença capilar e estratégica no território fluminense.