Porto de Sepetiba - Um novo porto para o Rio

Os estudos para a implantação do Porto de Sepetiba começaram em 1973. O novo porto, do então estado da Guanabara, estava destinado a atender, principalmente, ao Complexo Industrial de Santa Cruz (RJ). Com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 15 de março de 1975, sua implantação ficou a cargo da Companhia Docas do Rio de Janeiro. As obras de construção do píer tiveram início em 1976, seguidas pela dragagem, enrocamento (técnica utilizada na construção de quebra-mares) e aterro hidráulico.
O porto foi inaugurado em maio de 1982. Previa-se a movimentação de 16 milhões de toneladas de carvão e 18 milhões de toneladas de ferro. Na década de 1990 o porto passou por reformas e, posteriormente, na década de 2010. De acordo com a Lei nº 11.200, de 25 de novembro de 2005, o Porto de Sepetiba passou a ser denominado Porto de Itaguaí.
Hoje, o Porto de Itaguaí é um dos maiores e mais modernos do país, representando 15,31% de movimentação dos portos brasileiros. As principais mercadorias transportadas são produtos como: granéis sólidos, carvão e coque e minério de ferro. De acordo com os dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em 2024, o Porto de Itaguaí movimentou em torno de 60,6 milhões de toneladas de matéria-prima.