Cervejaria-Escola - Uma escola inédita no Rio

A qualificação profissional sempre foi prioridade para o Sistema FIRJAN, através do SENAI Rio. Buscando investir em atividades industriais e ampliar a oferta de mão de obra especializada na fabricação de cerveja, surge uma escola inédita e bem diferentes no estado do Rio de Janeiro nos anos de 1990: a cervejaria-escola em 1993. A iniciativa procurava impulsionar um setor em expansão e a geração de novos empregos.
Desde que foi fundada, a cervejaria-escola do Centro de Tecnologia SENAI de Alimentos e Bebidas (CTS) em Vassouras (RJ), instituição pioneira na América Latina a oferecer Curso Técnico Especial de Cervejaria, contava com equipamento de última geração para atender ao público e às cervejarias de todo o Brasil. Seu diploma foi reconhecido pelo Conselho de Educação e pela Câmara da Indústria e Comércio da Alta Baviera, na Alemanha. A mudança no mercado das cervejas, que abriu espaço para as micro cervejarias, a necessidade de modernização dos equipamentos e a demanda por cursos na região metropolitana fez com que em 2016 a escola fosse transferida para a unidade SENAI Tijuca, inaugurada em 2020.
O Curso de Cervejaria formou centenas de alunos, provenientes também de outros países, como: Argentina, República Dominicana, Panamá, Guatemala, Bolívia, Venezuela, Uruguai, Paraguai e Peru. Tal feito foi possível graças às parcerias realizadas com instituições alemãs, como a Fundação Hanns Seidel, a Academia Doemens, a Krones AG e o Ministério da Economia e Transportes da Baviera e com associação a cervejarias nacionais, como a Brahma, Antarctica e Kaiser.