Pular para o conteúdo principal

O Polo Industrial de Porto Real - A Peugeot se instala em Porto Real

01/2001

Localizada no Vale da Paraíba, região sul do estado do Rio de Janeiro, a colônia de Porto Real era escolhida como ponto de parada da família real quando vinha de Petrópolis. A área havia sido doada a d. Pedro I, que havia mandado instalar ali um ancoradouro que servia como modal para o caminho de Petrópolis. A presença constante da nobreza originou seu nome. Antes pequena e dependente do município de Resende, a colônia cresceu e, de tamanho progresso, surgiu a necessidade de reivindicar autonomia político-administrativa, adquirida através de um plebiscito em 1995. A criação do município aconteceu em dezembro do mesmo ano, e sua primeira eleição foi realizada em outubro de 1996.

Dois anos depois, em 1998, um evento de extrema importância aconteceria, garantindo futuro para a economia do município recém-criado. O governo do Rio de Janeiro assinou um acordo para a construção do Polo Industrial Brasil (PIBR). Lá seria instalada a PSA Peugeot-Citroën, responsável pela produção de veículos e motores das duas tradicionais marcas francesas. A PSA participou diretamente do desenvolvimento do TecnoPolo, que passou a reunir também em Porto Real empresas produtoras de peças e sistemas do setor automotivo, numa área de 320 mil metros quadrados.

A fábrica da montadora francesa foi inaugurada em 2001. A unidade de Porto Real chegou a produzir 27 carros por hora em três turnos de trabalho. Hoje, trabalha-se no regime de dois turnos, e sua linha de montagem flexibilizada permite a fabricação de veículos das duas marcas, nos seguintes modelos: Peugeot 208 e 2008 e Citroën C3 e Aircross.

Em junho de 2009, as atividades do Polo Industrial foram ampliadas com a inauguração da Unidade de Usinagem de Motores, que passou a produzir 100 mil blocos de ferro fundido e 80 mil cabeçotes de alumínio por ano. Num ritmo de cerca de 20 carros por hora, o polo fabricou mais de 1,5 milhão de veículos e 2 milhões de motores flex e a gasolina desde sua inauguração, gerando empregos para várias gerações de Porto Real.

O crescimento do Polo tem sido acompanhado pelo Programa de Gestão Ambiental, priorizando o uso de recursos naturais, como a água, o gás natural e a energia elétrica, e buscando minimizar a geração de resíduos resultantes dos processos industriais, dando a eles um destino adequado. A PSA Peugeot-Citroën é extremamente comprometida com as questões de sustentabilidade, controlando e tentando diminuir os impactos ambientais provenientes do polo, bem como garantir formação constante de seus colaboradores, a fim de um comprometimento coletivo com o meio ambiente.

Com a crise econômica, o grupo francês PSA implantou medidas para otimizar os custos e, no primeiro semestre de 2017, a produção cresceu de 38,3 mil para 46 mil veículos, um aumento de 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

GALERIA DE FOTOS