A consolidação do SESI - Educação em primeiro lugar

O ano de 1956 foi marcado por um grande movimento de revisão do SESI Rio, provocado pelo I Seminário Nacional de Técnicos, realizado no ano anterior, pelo Departamento Nacional do SESI. Na ocasião, ficou determinado que a atividade desenvolvida pelo SESI deveria evitar iniciativas paternalistas e priorizar sua atuação na assistência educacional. O I Seminário foi encerrado com uma palestra do arcebispo dom Helder Câmara sobre o “Valor Humano do Operário”.
Foi realizado, no Rio de Janeiro, em 1956, o I Curso de Revisão para Técnicos Sociais, de forma a trazer para os empregados da entidade as questões mais atualizadas do campo da assistência social. O Departamento Regional realizou ainda um concurso público, que trouxe 20 novos assistentes sociais para atuar na cidade do Rio de Janeiro.
A cidade do Rio de Janeiro ganhou, ainda em 1956, a primeira escola primária do SESI, denominada Raul Leite e instalada nas dependências do Centro Social Morvan Dias de Figueiredo, no bairro de Vicente de Carvalho. A escola iniciou suas atividades com 403 alunos, distribuídos em 12 turmas. No mesmo ano, foi inaugurado o primeiro autobiblioteca, um automóvel com capacidade para abrigar 1,5 mil livros, além de contar com equipamentos audiovisuais para viabilizar palestras e exibições cinematográficas. A ideia era levar livros e atividades educativas para além dos centros sociais.
Ainda em 1956, na cidade do Rio de Janeiro, passou a funcionar o setor de Emprego e Desemprego do SESI, cuja função era ajudar as pessoas desempregadas a se realocarem no mercado de trabalho.
Tendo em vista ajudar o trabalhador da indústria a adquirir sua casa própria, o SESI construiu um conjunto habitacional no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro. O financiamento para aquisição das casas pelos trabalhadores foi viabilizado por uma parceria com o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (Iapi). As primeiras 90 casas foram entregues no ano de 1957, quando também se planejou a construção de uma escola primária e de um centro social no bairro.