Pular para o conteúdo principal

Tecnologia de ponta em Centros de Referência

01/2020

Entre 2020 e 2021, a Firjan SENAI SESI Tijuca aumentou seu campo de atuação na formação de profissionais e alunos nas áreas de Alimentos, Bebidas e Panificação e da Construção Civil. Inaugurado em dezembro de 2020, o Centro de Referência em Alimentos, Bebidas e Panificação ampliou a oferta de capacitações. Em uma área de cerca de 2 mil m², o centro conta com sete plantas piloto, três laboratórios e nove salas de aula. O projeto é capaz de atender simultaneamente, por turno, até nove turmas e 190 alunos, ou seja, quase 600 por dia, podendo qualificar cerca de 800 pessoas por ano para o mercado de trabalho, por meio de 21 cursos, sendo 40% novos.

O Centro tem foco na indústria 4.0 e acompanha as transformações do setor. Possui uma série de novidades e equipamentos de última geração, entre eles uma impressora 3D, capaz de imprimir alimentos pastosos e construir esculturas, como as de chocolate. No local, passaram a ser oferecidos Cursos Técnicos em Cervejaria, Alimentos e Confeitaria; Cursos de Qualificação em Padeiro, Confeiteiro, Pizzaiolo, Operador de Processos na Indústria de Alimentos e Bebidas; e de Aperfeiçoamento nas áreas de Panificação, Confeitaria, Massas, Laticínios e Sorvetes, Cervejas, Destilados e Bebidas Não Alcoólicas.

Os alunos têm a oportunidade de conhecer a cadeia completa de produção em vários segmentos, além de desenvolver e testar produtos, que já saem com avaliação de qualidade da Firjan SENAI. Os empresários também podem usufruir de tecnologias de última geração existentes no espaço.

Veja a galeria de fotos

No ano seguinte, em maio, em comemoração ao Dia da Indústria, a unidade ampliou ainda mais a capacidade de atendimento em educação profissional, entregando uma estrutura focada no futuro do trabalho na cadeia produtiva da Construção Civil. Com capacidade de atender de 2.500 a 3.000 alunos por ano e oferece também cursos EAD.

O Centro de Referência em Construção Civil Firjan SENAI SESI Tijuca visa a formar profissionais qualificados e apoiar as empresas com as tecnologias 4.0. O portfólio foi desenvolvido em três pilares: digitalização, industrialização e sustentabilidade e se traduz em três linhas de cursos principais. A primeira diz respeito à formação na metodologia BIM (Building Information Modeling), uma revolução na área de projetos de arquitetura, instalações, gestão e execução de obras, manutenção e operação da edificação. Outras aplicações são realizadas no Fab Lab, por meio da fabricação digital e prototipagem rápida.

A segunda linha aborda novos processos construtivos, mais industrializados, como pré-moldados, steel frame, parede de concreto, drywall, entre outros. E a terceira é a de cursos na área de energias renováveis, eficiência energética, reúso e reaproveitamento de águas pluviais além de outras propostas ligadas à sustentabilidade, com tecnologias inteligentes de automação predial e residencial.

O Centro de Referência na Tijuca é a primeira unidade da Firjan com certificado verde da prefeitura, resultado do projeto arquitetônico sustentável, que possui jardim suspenso verde, piso poroso para captação de águas, placas fotovoltaicas e película de captação de energia, entre outros itens distribuídos em uma área de quase 16 mil m2, em uma unidade 100% acessível, com elevadores e rampas.