Propostas para um Brasil 4.0

O aumento da produtividade é essencial para a retomada da econômica brasileira nos próximos anos. Após constatar esse fato através de pesquisas e para que sigamos esse caminho, a Firjan lançou, em agosto de 2022, a agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0. O estudo da Firjan aponta que essa melhoria na eficiência pode gerar um crescimento de US$ 1 trilhão do PIB brasileiro nos próximos cinco anos, levando o país a subir da 12ª para a 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo até 2027.
O documento traça medidas nas esferas federal e estadual, baseadas nas prioridades apontadas pelo empresariado fluminense. Para transformar o cenário de baixa produtividade brasileira, a agenda traz 62 propostas de abrangência nacional e 41 estaduais, levando ambas as esferas de administração pública a oferecer um ambiente de negócios favorável, maior qualificação de trabalhadores, carga tributária competitiva, segurança institucional e jurídica, fomento à inovação, sustentabilidade fiscal e socioambiental, infraestrutura adequada e simplificação da burocracia. Divididas nos pilares Ambiente de negócios, Infraestrutura, Capital humano e Eficiência do Estado, a instituição lançou um dashboard virtual em seu website onde é possível acompanhar o status geral das propostas. (Acesse: https://firjan.com.br/brasil-4-0.htm).
GALERIA DE FOTOS
Ao longo de 2023, diversas propostas da Agenda 4.0, que tem foco no aumento da produtividade, essencial para a retomada econômica brasileira nos próximos anos, começaram a tramitar ou foram efetivadas. A importância dos assuntos tratados no documento foi chancelada com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC), lançado em agosto daquele ano. O Programa contempla várias propostas que constam na Agenda Firjan para um Brasil 4.0.
Fonte: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/ ; https://firjan.com.br/noticias/firjan-destaca-propostas-do-brasil-4-0-incluidas-no-novo-pac-1.htm; https://firjan.com.br/noticias/firjan-destaca-propostas-do-brasil-4-0-incluidas-no-novo-pac-1.htm