Pular para o conteúdo principal

Diversidade, Equidade e Inclusão na pauta da Indústria

06/2022
Carla Pinheiro no Conselho de Mulheres, em 2022, na Casa Firjan. Créditos: Acervo Firjan
Carla Pinheiro no Conselho de Mulheres, em 2022, na Casa Firjan. Créditos: Acervo Firjan

Considerados essenciais na construção de um mundo mais próspero, justo e sustentável, a igualdade de gênero e o fortalecimento de todas as mulheres e meninas estão contemplados no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5) do Pacto Global da ONU, do qual a Firjan é signatária desde 2018. Para apoiar o empreendedorismo feminino, ampliar a qualificação e empregabilidade das mulheres, além de fortalecer as políticas de equidade de gênero no Rio de Janeiro, foi criado, em junho de 2022, o Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan.

Norteando o Conselho, há duas linhas de ação. A primeira é o apoio e fomento ao empreendedorismo feminino, através da formação de uma rede consistente, integrada por empresas, poder público e terceiro setor. A segunda linha envolve a promoção da equidade de gênero nas posições de liderança, tanto na esfera privada quanto pública, visando aumentar a representatividade feminina em cargos de direção, em conselhos administrativos de empresas, na política e no Judiciário.

Veja a galeria de fotos

O Conselho tem interesse também na promoção cada vez maior de capacitação de mulheres que estão na base da pirâmide social, buscando modificar a cultura do ambiente empresarial em cenários tradicionalmente masculinos, como o chão de fábrica. Assim, apoia cursos de qualificação e o Selo Empresa Amiga da Mulher, concedido pelo governo fluminense a empresas que contribuam para a qualificação profissional, a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento feminino no mercado de trabalho e na sociedade. Além disso, promove encontros periódicos com empresárias e mulheres de destaque em diferentes áreas para discutir aspectos da profissionalização e situações do cotidiano, entre elas a violência doméstica.

No dia 27 de março de 2024 a Firjan lançou a primeira Trilha de Aprendizagem, Gênero e Diversidade. O projeto foi idealizado pelo Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan, com objetivo de auxiliar as empresas na construção de ações em prol da equidade de gênero. Aderiram a essa primeira edição do projeto 19 empresas de diferentes portes, setores e regiões fluminenses.

Fonte: https://www.firjan.com.br/firjan/empresas/competitividade-empresarial/conselhos-empresariais/conselho-empresarial-de-mulheres.htm ; https://firjan.com.br/noticias/federacao-lanca-conselho-firjan-de-mulheres-e-apresenta-dados-de-estudo-sobre-o-assunto-1.htm ; https://www.firjan.com.br/noticias/no-1-ano-de-atuacao-conselho-de-mulheres-da-firjan-destaca-as-parcerias-para-alcancar-objetivos.htm?utm_source=linkedin&utm_medium=organico&utm_campaign=conselho_mulheres&utm_content=&utm_term= ; https://www.firjan.com.br/noticias/trilha-de-aprendizagem-genero-e-diversidade-firjan.htm