Educação para o desenvolvimento sustentável: Heróis do Futuro

Com o objetivo de mobilizar e engajar crianças e jovens na compreensão dos desafios ambientais de forma lúdica, acessível e inovadora, a Firjan SESI, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e com a FIESP criou o projeto educacional Heróis do Futuro. Lançado em 2022, ano em que o Rio de Janeiro sediou a Conferência Rio+20, o projeto propunha a partir de um filme em 3D e um jogo virtual, a tradução de conceitos complexos como saneamento, poluição, mudanças climáticas e consumo consciente em experiências imersivas capazes de dialogar com a linguagem da juventude.
O projeto foi dividido em três categorias: Escolar Rio, composta por alunos do 6º ao 9º ano, turmas de Projeto e de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino da cidade e da rede Firjan SESI e Firjan SENAI. Escolar São Paulo para alunos do 6º ao 9º ano e de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental da rede SESI e alunos de aprendizagem do SENAI do estado; e finalmente a categoria Livre, onde todos que tivessem interesse pelo desafio e idade a partir de 10 anos podiam participar. O projeto foi apresentado em 400 escolas municipais e 100 instituições privadas, alcançando mais de 300 mil estudantes que puderam exercitar a busca por soluções práticas para os desafios do futuro, e transformando a competição em aprendizado coletivo sobre sustentabilidade.
O projeto estimulava não apenas a absorção de conhecimento, mas também a aplicação prática de atitudes cotidianas ligadas ao uso racional da água e da energia, à reciclagem e ao equilíbrio entre desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental. Professores, alunos e comunidades relataram a força do engajamento, sobretudo em regiões onde o acesso a recursos tecnológicos, como filmes em 3D, era limitado, o que reforçou o carater inclusivo da proposta.
A culminância do Heróis do Futuro ocorreu durante o Humanidade 2012, no Forte de Copacabana, quando foi realizada a cerimônia de premiação (Herois do Futuro - Premiação) dos trabalhos mais alinhados ao tripé da sustentabilidade — crescimento econômico, responsabilidade ambiental e inclusão social — e incluiu experiências de campo, como visitas educativas, que ampliaram a percepção dos participantes sobre a importância de preservar os recursos naturais.transformando o espaço em palco de celebração da juventude como agente transformador.