Conselho dos Eméritos: experiência à serviço do futuro da Firjan CIRJ
Criado em 25 de novembro de 2015, o Conselho dos Eméritos nasceu com o propósito de reconhecer a contribuição de empresários para a indústria fluminense e brasileira. Formado por líderes com sólida experiência, profundo conhecimento setorial e atuação relevante na defesa do desenvolvimento industrial, o Conselho colabora ativamente para o fortalecimento da Firjan/CIRJ.
Considerados um patrimônio da indústria do estado do Rio de Janeiro e da federação, esses líderes contam com um espaço próprio na sede da Firjan, no centro do Rio de Janeiro, para a troca de experiências.
Para integrar o colegiado, os indicados devem possuir no mínimo 20 anos de contribuição expressiva em diferentes instâncias da Federação; ter reconhecida dedicação às causas coletivas de interesse da Indústria nacional; ter contribuído para fato extraordinário ou de alto impacto, para o desenvolvimento social ou econômico do Estado do Rio de Janeiro e ser detentor de notável saber em matéria relevante para a promoção do desenvolvimento da cadeia produtiva fluminense.
Entre suas atribuições, o Emérito pode propor ao presidente da federação diretrizes a serem adotadas na política industrial tanto no âmbito estadual quanto nacional. A primeira composição foi estabelecida em 2015, com a criação do conselho. Em 2018, 2020, 2023 e 2025 foram indicados novos membros. O grupo conta com 39 membros.