Pular para o conteúdo principal

Diversificação do SENAI - Restauração, Design e Centro de Treinamento

01/1997

Em 1997, foi firmado um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Petrópolis e o SENAI Rio para que técnicos do Centro Nacional de Tecnologia de Solda orientassem os trabalhos de restauração do Palácio de Cristal, do século XVIII. No ano de 2000, o mesmo Centro seria requisitado, devido a seus elevados conhecimentos na área de metal, para a restauração do chafariz monumental da Praça Mahatma Gandhi. Com essas atividades, o SENAI passou a cooperar também com o setor de patrimônios culturais.

Naquele mesmo ano foi criado também o Programa Design Rio com o objetivo de fomentar ações de design junto às empresas. O programa é resultado da parceria do Sistema Firjan através do SENAI Rio com universidades que oferecem cursos de design.

O primeiro Centro de Treinamento Automotivo da Peugeot-Citroën do Brasil foi inaugurado nos anos 2000, no SENAI de Resende. O centro visava à formação especializada de mão de obra para o setor automotivo e contava com áreas de produção similares à da montadora, possibilitando ao aluno colocar em prática o que aprendia em sala de aula. A iniciativa foi fruto de uma parceria do SENAI Rio com a Peugeot-Citroën, firmada em 1997, logo após a empresa anunciar sua instalação no estado do Rio de Janeiro. Ainda em 2000, foi inaugurado o Centro de Reparação Automotiva, em Niterói, parceria do SENAI Rio com o Centro de Experimentação Viária (Cesvi) e a montadora Fiat, para qualificar mão de obra para o trabalho nas concessionárias e em oficinas mecânicas.